quarta-feira, 9 de março de 2011

Etiopatogênese: Relação da história natural da doença com a etiologia

Agentes agressivos ou etiológicos:

Qualquer agente que determine reações anormais na célula, podendo levar à perda da capacidade de compensação e gerar alterações bioquímicas, fisiológicas e morfológicas.
Com o aparecimento das alterações bioquímicas, fisiológicas e histológicas, a doença já está implantada no organismo afetado. embora não se percebam manifestações clínicas, já existem alteração histológica em nível de percepção subclínica de caráter genérico, que pode ser percebida através de exames clínicos e laboratoriais orientados.
O período de incubação diz respeito a um período onde se processam todas as manifestações bioquímcas, fisiológicas e histológicas que precedem as manifestações clínicas da doença. As respostas dadas pelas defesas orgânicas podem regredir deste estágio patológico ao de saúde inicial.
Os sinais iniciais da doença, tornam-se nítidos, transformam-se em sintomas. Neste estágio clínico atinge-se uma massa de alterações funcionais no organismo acometido, que evoluem e encaminha-se então para o desenlace da doença, que pode passar ao período de cura, evoluir para a cronicidade ou progredir para a invalidez ou para a morte.
A evolução da doença pode progredir ate o estado de cronicidade ou conduzir o doene a um dado nível de incapacidade física por tempo variável. Pode produzir lesões, que representam uma porta aberta para o surgimento de novas doenças, pode evoluir para a invalidez permanente ou para a morte, e em casos raros, para a cura, processos estes que vão depender da etiologia da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário